Domingo, 14 Julho, 2024
Início » LINHA DE RESSANO E GOBA: Comboios de passageiros e carga voltam a circular

LINHA DE RESSANO E GOBA: Comboios de passageiros e carga voltam a circular

Por Jornal Notícias
717 Visualizações

Retomou na tarde de ontem a circulação dos comboios de passageiros e de carga nas linhas de Ressano Garcia e Goba, 13 dias após a suspensão para dar lugar a obras com vista a melhorar a segurança e fiabilidade das ferrovias.

A informação foi confirmada por Emídio Bata, director executivo da empresa Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), que explicou que os objectivos traçados foram alcançados.

“Os carris que tinham que ser removidos foram substituídos, as agulhas de mudança de vias também, ou seja, tudo o que se tinha de fazer durante este período foi feito e os comboios voltaram a circular normalmente”, disse.

Anotou que durante a suspensão cerca de 35 mil toneladas de carga diária não foram transportadas nas linhas, no entanto a empresa já estabeleceu um plano de recuperação, sem pôr em causa os comboios de passageiros.

Para Emídio Bata, os maiores ganhos da intervenção foram a melhoria da linha e reposição da sua capacidade de transporte de carga.

A suspensão, refira-se, condicionou o transporte urbano de passageiros entre a Estação Central e a vila de Boane e Matola-Gare.

Afectou cerca de oito mil passageiros transportados diariamente na linha de Ressano Garcia em dois comboios por sentido e pouco mais de três mil utentes do Corredor de Goba.

Em termos de transporte de mercadorias, na linha de Ressano a suspensão prejudicou dez comboios por dia, em cada sentido. Na ligação com o posto fronteiriço de Goba e o vizinho Eswatini foram afectadas quatro composições de carga.

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia