Domingo, 14 Julho, 2024
Início » Cyril Ramaphosa empossado quarta-feira

Cyril Ramaphosa empossado quarta-feira

Por Jornal Notícias
672 Visualizações

O PRESIDENTE sul-africano, Cyril Ramaphosa, tomará posse para um segundo mandato de cinco anos na quarta-feira em Pretória, após ser reeleito pelo parlamento para liderar um Governo de Unidade Nacional (GUN) sem precedentes, segundo foi anunciado.

“O artigo 87.º da Constituição da República da África do Sul estipula que o Presidente deve tomar posse no prazo de cinco dias após a sua eleição pela Assembleia Nacional. Por conseguinte, a tomada de posse decorrerá na quarta-feira, 19 de Junho de 2024”, declarou o porta-voz interino do governo sul-africano, Nomonde Mnukwa, numa conferência de imprensa em Pretória.

“A tomada de posse oferece-nos uma oportunidade para celebrar os nossos valores democráticos e o nosso sistema de governação”, acrescentou.

Mnukwa “encorajou a todos os sul-africanos” a seguirem este evento tanto através dos media como pessoalmente, “especialmente as crianças e os jovens, que podem assistir a este evento como parte da construção da coesão social que nos torna especiais como nação”.

Na conferência de imprensa participou também a ministra das Relações Internacionais e da Cooperação, Naledi Pandor, que faz parte do comité nomeado pelo Presidente para organizar a sua tomada de posse.

“Os convites foram enviados a vários chefes de Estado e de Governo e estamos a começar a receber as suas respostas”, disse, sem revelar o número de dignitários presentes no evento.

“Esperamos que seja um evento maravilhoso com a presença do maior número possível de amigos da África do Sul”, acrescentou.

Na passada sexta-feira, a Assembleia Nacional da África do Sul (Câmara Baixa) reelegeu Ramaphosa para liderar o país, apesar de ter perdido a maioria absoluta nas eleições de 29 de Maio, horas depois de John Steenhuisen, líder do principal partido da oposição Aliança Democrática (AD), ter dito numa mensagem à nação que tinha chegado a um acordo com o partido do Presidente para um GUN.

O Congresso Nacional Africano (ANC), obteve 40,20% dos votos e 159 dos 400 lugares no parlamento, enquanto o AD, herdeiro da liderança política branca que se opôs ao “apartheid”, obteve 21,81% dos votos e 87 lugares.

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia