Domingo, 21 Julho, 2024
Início » Nova série do Metical circula desde ontem

Nova série do Metical circula desde ontem

Por Jornal Notícias
1,2K Visualizações

UMA nova série de notas e moedas do Metical, denominada “Série 2024”, entrou ontem em circulação no sistema financeiro nacional.

A nova série mantém a composição de seis denominações de notas bancárias e respectivos substractos – 1000, 500 e 200 – meticais em substracto de papel e as de 100, 50 e 20 meticais em polímero.

O Banco Central explicou que relativamente às moedas, se reduziu o número de denominações das actuais nove para sete, mantendo-se as de 10, 5, 2 e 1 meticais, e as de 50, 10 e 1 centavos, tendo sido retiradas as de 20 e 5 centavos.

As novas notas e moedas circulam em simultâneo com as que estavam no mercado desde 1 de Julho de 2006, que continuam igualmente a ter curso legal obrigatório e poder liberatório pleno e ilimitado dentro do território nacional.

Em declarações recentes à imprensa, o Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, justificou que a medida surge pelo facto de as notas terem sido revistas há sete anos e há mais de 17 em relação às moedas, quando geralmente se fazem actualizações a cada cinco anos, por forma a adequá-las às novas tendências de “design”, segurança e outros elementos contextuais.

“A temática das notas e moedas do Metical da Série 2024 conserva a tradição do enaltecimento dos valores do nosso património cultural, histórico e faunístico”, frisou.

Refira-se que a entrada em circulação da nova série de notas e moedas inseriu-se nas festividades do dia 16 de Junho, dia do Metical.

Entretanto, falando ontem, por ocasião das celebrações do Massacre de Mueda, Rogério Zandamela, garantiu que as novas notas e moedas são mais seguras e serão quase impossíveis de copiar.

“Portanto, com estas notas as máquinas que normalmente são usadas para a falsificação do metical ficarão inúteis”, assegurou Zandamela apelando mais tarde a todos para que cuidem das novas notas e moedas de modo a preservarem a sua segurança.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia