Domingo, 21 Julho, 2024
Início » RASTREIO E TRATAMENTO DA TB E DIABETES: Atestada viabilidade e eficácia de actividades colaborativas

RASTREIO E TRATAMENTO DA TB E DIABETES: Atestada viabilidade e eficácia de actividades colaborativas

Por Jornal Notícias
975 Visualizações

UM estudo da autoria de Denise Milice, pesquisadora no Instituto Nacional de Saúde (INS), concluiu ser valioso, viável e eficaz implementar actividades integradas para o rastreio e maneio da Tuberculose (TB) e de Diabetes Mellitus do tipo 2 (DM2).

A informação vem contida no leque das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da União Internacional contra Tuberculose e Doenças Pulmonares (União).

A pesquisa refere que a evidência foi obtida por meio de uma análise sistemática de um total de 24 artigos científicos provenientes de 16 países de baixa e média renda. Destes, quatro descreveram a implementação do quadro União-OMS e 20 arrolaram as intervenções integradas de TB e DM2.

Intitulado “Quadro de recomendações para o manejo colaborativo da sindemia da tuberculose e de diabetes mellitus do tipo 2 em países de baixa e média renda: uma revisão rápida”, o estudo foi feito com o objectivo de mapear a evidência disponível sobre a implementação do quadro de recomendações da União-OMS e serviços de saúde integrados TB-DM2, como iniciativa para o maneio integrado de pacientes com comorbidade naquele grupo de países.

Outras constatações salientes do estudo apontam para a existência de lacunas na investigação destinada ao fornecimento de evidência dos custos para a implementação de actividades integradas.

No mesmo âmbito, o estudo, que tem a co-autoria de Ivalda Macicame e José Penãlvo, recomenda a integração dos serviços de TB e DM2 através do programa bem estabelecido para a TB.

“A integração destes dois programas verticais tem o potencial de garantir cuidados de saúde centrados nas necessidades do paciente, continuidade dos cuidados de saúde, além de contribuir para o fortalecimento dos sistemas de saúde”, consta do artigo.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia