Domingo, 14 Julho, 2024
Início » Vítimas de abuso sexual com apoio psico-social

Vítimas de abuso sexual com apoio psico-social

Por Jornal Notícias
551 Visualizações

O Centro de Saúde de Chingussura, na cidade da Beira, passa a contar com um espaço especialmente dedicado ao apoio psico-social às crianças vítimas de violação sexual, um projecto implementado em parceira com a Médicos Sem Fronteiras (MSF).

A iniciativa visa responder à alarmante escalada de casos de violação sexual de menores que dão entrada naquela unidade sanitária e não só, assim como apoiar o Ministério da Saúde a prestar cuidados mais abrangentes a este grupo-alvo.

A gestora de actividades de apoio psico-social na MSF Beira, Rolanda Mussane, informou que o cantinho, ora inaugurado, reveste-se de grande importância para o apoio e assistência às crianças vítimas de violação sexual, buscando amainar ou mesmo eliminar na totalidade as sequelas deixadas pelos traumáticos acontecimentos.

“Dependendo da idade das crianças, a violência pode ter consequências imediatas ou a longo prazo, ou ainda estender-se para o resto da vida. Muitas vezes temos tendência de minimizar a importância do apoio psico-social, das consultas de saúde mental, entre outros aspectos. Não pensamos nas consequências que podem advir dessas experiências negativas no futuro da criança. A verdade é que é importante que as crianças, que passaram por agressões sexuais, tenham o devido acompanhamento”, disse Mussane.

A psicóloga destacou ainda que constitui um grande desafio manter as crianças no processo de acompanhamento psico-social, pelo que o cantinho poderá reverter o cenário de abandono precoce ao tratamento psicológico, fenómeno que se regista com frequência por ser esta unidade específica para dar o devido seguimento.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia