Domingo, 21 Julho, 2024
Início » “Chapeiros” recusam nova série do metical

“Chapeiros” recusam nova série do metical

Por Jornal Notícias
4,2K Visualizações

ALGUNS transportadores semi-colectivos de passageiros e vendedores informais estão a recusar receber as moedas e notas da nova série do metical, em vigor desde o último domingo, 16 de Junho, alegadamente porque são falsas.

Na generalidade, trata-se de operadores não informados sobre a entrada em vigor da nova série da moeda nacional, uma situação que está a gerar discussões inflamadas entre estes e os passageiros, na hora de pagamento da tarifa. Sandra Xavier, por exemplo, contou a nossa Reportagem que na segunda-feira tomou, habitualmente, um “chapa” para ir ao seu local de trabalho. Chegado ao destino, quis pagar a tarifa com uma nota de cem meticais da nova série, mas o cobrador, apoiado pelo condutor, recusou-se a recebê-la, alegando desconhecê-la.

De acordo com Sandra Xavier, a situação embaraçou as pessoas que se faziam transportar na viatura, de tal forma que a discussão foi dissipada, mercê a intervenção de um passageiro que se predispôs a pagar por ela com uma moeda de dez meticais da série antiga.

“Passei por uma situação muito constrangedora. Senti-me como se tivesse feito algo ilícito”, disse.

José Nunes contou, por sua vez, que quase foi agredido por um vendedor de ovos no mercado Waresta. Tudo começou quando tirou da algibeira uma nota de quinhentos meticais da nova série para comprar um favo de ovos.

O vendedor recusou receber a nota, alegando que era falsa e acusou o cliente de burlador. “Chamou os seus colegas para me agredirem, mas o pior não aconteceu mercê um senhor que lhes informou que se tratava de uma nota nova em circulação”, afiançou.

Os nossos entrevistados apelaram ao Banco de Moçambique e às autoridades, em geral, para que se esforcem ainda mais na divulgação de informação sobre a circulação da nova série do metical, de modo que pessoas de má-fé não se aproveitem do fraco conhecimento para introduzir notas falsas no mercado, lesando, assim, a economia do país.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia