Domingo, 21 Julho, 2024
Início » “ESPÍRITOS QUÂNTICOS”: Antologia aborda crenças africanas

“ESPÍRITOS QUÂNTICOS”: Antologia aborda crenças africanas

Por Jornal Notícias
652 Visualizações

QUINZE escritores africanos integram o segundo volume da antologia “Espíritos Quânticos: Uma Jornada por Histórias de África em Ficção Especulativa”, a ser lançada hoje na Galeria do Porto de Maputo.

Neste segundo volume participam autores de Moçambique, Angola, África do Sul, Botswana, Nigéria, São Tomé e Príncipe e Uganda, sendo o país representado por Lucílio Manjate e Carlos dos Santos. 

A antologia aborda temas como crenças africanas, cuidado com a terra, experiências sobrenaturais reais e ficcionais tidas como características em vários países do continente.

Segundo uma nota sobre o evento, que contém a análise da professora e crítica literária Ana Mafalda Leite, neste volume, em específico, há contos que tratam dos efeitos da tecnologia na estrutura sócio-cultural africana.

“Os cenários, a introdução da Inteligência Artificial (IA) de léxico e topografias de diferentes línguas, incorporam uma espacialização e localização africanas, permitindo a territorialização da escrita especulativa”, refere a nota.

A primeira edicção do livro foi lançada em 2022, na cidade de Maputo, e contou com 32 textos de autores de Moçambique, Angola, África do Sul, Cabo Verde, Malawi e Nigéria.

O livro é organizado pela escritora nacional Virgília Ferrão que sustenta a união de duas gerações da literatura moçambicana e isso possibilita conhecer os dois contextos, são elas a realidade histórica, apresentada pela já estabelecida geração de escritores e depois uma nova visão que é trazida pela nova geração de autores.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia