Domingo, 21 Julho, 2024
Início » Sobe para 577 número de mortos durante a peregrinação muçulmana

Sobe para 577 número de mortos durante a peregrinação muçulmana

Por Jornal Notícias
852 Visualizações

O número de mortos durante o Hajj, a maior peregrinação muçulmana à Meca, na Arábia Saudita, subiu ontem para 577, mais do dobro do ano passado, segundo a agência francesa de notícias, a France-Presse (AFP).
Deste 577 contabilizados juntos de diversas fontes oficiais, pelo menos 323 são peregrinos egípcios que morreram durante o Hajj, quase todos devido a doenças relacionadas com o calor, disseram dois diplomatas árabes à AFP.
“Todos morreram de doenças relacionadas com o calor”, com excepção de um peregrino que morreu depois de ter sido ferido num movimento de multidão, disse um dos diplomatas, acrescentando que o número total provém da morgue de um hospital no bairro de Al-Muaisem, em Meca.
Pelo menos 60 jordanos também morreram, segundo os diplomatas, mais do que o número oficial de 41 mortos anunciado anteriormente por Amã.
O número total de mortos durante esta peregrinação muçulmana compara com pelo menos 240 no ano passado, embora a maioria dos países não tenha especificado o número exacto de casos relacionados com as elevadas temperaturas, escreve a AFP.
A peregrinação anual, uma das maiores reuniões religiosas do mundo, realizou-se novamente este ano em pleno Verão numa das regiões mais quentes do mundo, com temperaturas que atingiram 51,8 graus Celsius em Meca, a cidade mais sagrada do Islão.

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia