Segunda-feira, 22 Julho, 2024
Início » Moçambique e Guiné-Bissau assinam acordo geral de cooperação

Moçambique e Guiné-Bissau assinam acordo geral de cooperação

Por Jornal Notícias
874 Visualizações

Moçambique e Guiné-Bissau assinaram ontem, em Maputo, um acordo geral de cooperação no âmbito da visita de três dias do estadista guineense, Umaro Sissoco Embaló, ao país.
O entendimento foi formalizado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros Verónica Macamo, de Moçambique, e Carlos Pinto Pereira, da Guiné-Bissau, na presença dos dois estadistas.
Este acordo culminará com a criação de uma comissão mista que vai estabelecer os limites da parceria entre os dois países.
Na ocasião, o Presidente da República, Filipe Nyusi, disse que nas conversações entre as duas delegações não passou despercebida a questão da paz em Moçambique, tendo o diálogo incidido sobre questões ligadas ao terrorismo e desmobilização, desarmamento e reintegração dos homens armados da Renamo e pagamento das respectivas pensões.
Aliás, o Presidente da Guiné-Bissau referiu que as relações com Moçambique são históricas e precisam de ganhar novo impulso, sendo pertinente a superação dos desafios ligados à insegurança.
Manifestou solidariedade para com Moçambique muito a propósito do terrorismo que assola alguns distritos da província de Cabo Delgado.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia