Segunda-feira, 22 Julho, 2024
Início » Secretário-Geral da Frelimo visita Zimbabwe para fortalecer laços com ZANU PF

Secretário-Geral da Frelimo visita Zimbabwe para fortalecer laços com ZANU PF

Por Jornal Notícias
835 Visualizações


Francisco Manjate, em Harare
DANIEL Chapo, secretário-geral interino da Frelimo e candidato presidencial desta formação política às eleições de 09 de Outubro, visita hoje e amanhã, a República do Zimbabwe.
A deslocação de Chapo à Harare insere-se no quadro do fortalecimento das históricas e tradicionais relações políticas, amizade e fraternidade entre a Frelimo e a União Africana do Zimbabwe – Frente Patriótica (ZANU-PF) e entre os povos dos dois países vizinhos.
No Zimbabwe, Daniel Chapo irá manter encontros de trabalho com a direcção máxima da ZANU-PF, partido libertador e que suporta o Governo, à semelhança da Frelimo em Moçambique.
O ponto mais altos desta visita será o encontro entre Daniel Chapo e Emerson Mnangagwa, Presidente da República do Zimbabwe e secretário-geral da ZANU-PF, para conversações políticas.
Chapo visitará ainda locais de interesse histórico que marcaram o percurso da luta de libertação do povo zimbabweano contra o regime de Ian Smith e manterá encontros com os membros e simpatizantes da Frelimo, para o qual foram também convidados moçambicanos residentes neste país.
Esta visita era aguardada com anseio, sobretudo, por parte dos membros do partido no poder, explicando isso o facto de, nos últimos dois dias, esta deslocação ter sido destacada em vários meios de comunicação social baseados na capital zimbabweana Harare.
É que a vinda do candidato presidencial da Frelimo expressa o mais alto sentido de fraternidade político-partidária, uma irmandade ambas formações políticas desde os primórdios da sua fundação. A Frelimo foi criada em 1962 e a ZANU-PF, em 1963.
E esta relação data desde os primórdios das lutas pelas independências dos dois países, cuja conquista contou com a colaboração de ambos lados no combate contra os regimes ocupacionistas.
Por isso, o porta-voz nacional da ZANU-PF, Christopher Mutsvangwa, destacou a visita de Chapo, considerando que a mesma sublinha a importância, carinho e reconhecimento que a Frelimo e o seu candidato presidencial dão aos países irmãos, particularmente, aos antigos movimentos de libertação na África Austral, e não só.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia