Domingo, 14 Julho, 2024
Início » Dez Tendências em Desenvolvimento de Talentos para 2024

Dez Tendências em Desenvolvimento de Talentos para 2024

Por Jornal Notícias
749 Visualizações

DE acordo com o congresso de desenvolvimento de pessoas do mundo, o Association for Talent Development 2024 (ATD24), realizado em New Orleans, EUA, foi compartilhado através de grandes nomes como Matthew McConaughey, Daniel Pink e Venus Williams as 10 tendências em desenvolvimento de talentos para 2024.

Neste artigo vamos reforçar as principais tendências e perceber para que direcção as empresas deverão caminhar se desejarem ter negócios produtivos e sustentáveis. Mas deixo já uma dica, o foco continuará a ser as pessoas. Vamos conhecer as tendências de desenvolvimento de talentos melhor?

  1. Bem-estar dos colaboradores: Esse tema não é novo, mas está cada vez mais recorrente e não pode ser ignorado. A nível internacional, cada vez mais empresas estão a criar ambientes que promovem a qualidade de vida. Segundo o Panorama do Bem-Estar Corporativo, 83% dos colaboradores veem o bem-estar como algo tão importante quanto o salário e 85% ficariam no emprego se a empresa priorizasse isso. Ou seja, o bem-estar não é luxo, é prioridade!
  2. Divertir-se no trabalho: Resultados são importantes, mas recuperar a alegria no trabalho também é! Empresas devem focar em criar uma cultura positiva que inclua descontração, celebrações de conquistas, liberdade para experimentar e integrar hobbies pessoais no ambiente de trabalho. Dá para ser responsável e se divertir ao mesmo tempo! Segundo a Harvard Business Review, a felicidade no trabalho traz mais produtividade para as empresas. Comprovadamente, pessoas com níveis mais altos de felicidade corporativa são 31% mais produtivas.
  3. Mobile learning: Também conhecido como M-Learning, o novo formato oferece flexibilidade e acessibilidade no acesso a formações de equipas e colaboradores. Com menos telas e logins, é capaz de proporcionar maior interatividade e formação contínua.
  4. Agile learning design: A cultura do TikTok invadiu o desenvolvimento de talentos! Pílulas de aprendizagem curtas, dinâmicas e directas estão em alta. Aposte em programas que seguem metodologias ágeis.
  5. Mapas de aprendizagem: Ferramentas visuais que ajudam a estruturar e visualizar o progresso do aprendizado. Eles identificam lacunas de conhecimento e planeiam estratégias eficazes para o desenvolvimento de habilidades de forma personalizada.
  6. Preparação para o inesperado: Comunicação dinâmica e desafios inesperados são a nova norma. Treinar equipas para lidar com o inesperado de forma improvisada e inteligente é crucial. Improviso bem feito exige preparação!
  7. Inteligência Artificial (IA): Quase um terço das palestras focaram em IA. O importante é encarar a inovação sem medo. Pergunte-se: qual parte do seu negócio pode ser vulnerável com o avanço da IA? E como transformar isso em inovação?
  8. Avatares humanos: Já imaginou um avatar meu desenvolvendo talentos pelo mundo? Em breve, formações serão criadas com base em IA, desde roteiro até cenários. Claro, pode achar que para Moçambique ainda estamos muito longe e que temos outras prioridades, mas não podemos ignorar que fazemos parte de um mundo global. “Conhecimento não ocupa espaço!”
  9. Diversidade, equidade e inclusão: Diversidade no ambiente de trabalho promove lugares de trabalho mais inclusivos, o que motiva os trabalhadores a fazerem parte de uma determinada cultura organizacional.
  10. Learning Experience Platforms (LXPs): LXPs estão substituindo as tradicionais LMS. Elas oferecem uma experiência de aprendizagem mais amigável e personalizada, usando dados do comportamento do usuário para adaptar o conteúdo de forma eficaz.

Por fim, não podemos esquecer da importância da felicidade no ambiente de trabalho. Trabalhar num lugar onde nos sentimos valorizados, motivados e felizes faz toda a diferença na nossa produtividade e no bem-estar.

* CEO da Kuentxa Academia de Comunicação Estratégica e de Liderança Humanizada

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia