Domingo, 21 Julho, 2024
Início » EM ESWATINI: Ex-PR da Zâmbia envolvido em escândalos de corrupção

EM ESWATINI: Ex-PR da Zâmbia envolvido em escândalos de corrupção

Por Jornal Notícias
680 Visualizações

O ANTIGO presidente da Zâmbia Edgar Lungu está alegadamente envolvido em escândalos de corrupção em Eswatini, segundo a investigação “Swazi Secrets” do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ), organização com sede em Washington.

O Centro de Informações Financeiras da Zâmbia (ZFIC) apresenta sérias alegações de que o antigo presidente do país Edgar Lungu tinha “acumulado riqueza através de actividades corruptas”.

O documento também levanta preocupações em relação ao magnata da construção zambiano-suazi Michelo Shakantu, casado com Pholile Dlamini-Shakantu, ministra dos Negócios Estrangeiros e antiga ministra da Justiça do Eswatini.

“Uma das principais alegações era que uma das empresas de Shakantu, a Inyatsi Road Construction, tinha obtido uma série de contratos de construção de estradas e, por sua vez, oferecido subornos sob a forma de terrenos e presentes monetários a indivíduos de alto nível”, segundo o comunicado do ICIJ.

Lungu, que liderou a Zâmbia de Janeiro de 2015 a Agosto de 2021, altura em que foi destituído por acusações de que o seu Governo era corrupto e cada vez mais autoritário, foi alegadamente um dos beneficiários destes presentes, tendo, segundo o ZFIC, Shakantu comprado, em 2018, um terreno para Lungu numa luxuosa propriedade de golfe em Eswatini, informou o ICIJ.

Os media locais noticiaram, em 2018, que Lungu planeava construir ali uma mansão de dois andares no valor de 4 milhões de dólares e questionaram quem estaria a financiar a construção, sendo que os projectos da mansão circularam amplamente nas redes sociais.

Segundo o ICIJ, o momento do envio do memorando, datado de Agosto de 2019, fez com que a investigação não prosseguisse até 6 de Dezembro 2021, ano em que Lungu perdeu as eleições presidenciais para o candidato da oposição Hakainde Hichilema.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia