Domingo, 14 Julho, 2024
Início » Investimento melhora administração da terra

Investimento melhora administração da terra

Por Jornal Notícias
525 Visualizações

OS investimentos feitos recentemente pelo Governo no estabelecimento de uma plataforma electrónica de gestão de conflitos e a requalificação do Centro de Dados sobre Terras vão contribuir para melhorar a gestão e administração do solo no país. 

Este posicionamento é da ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibaze, quando intervinha quinta-feira, em Maputo, no V Conselho Coordenador do pelouro.

O evento tinha como um dos pontos de agenda a avaliação do desempenho do Programa Quinquenal doGoverno 2020-2024 e traçar as linhas estratégicas para o quinquénio 2025-2029. 

Maibaze destacou que as actividades desenvolvidas pelo órgão nos últimos cinco anos tiveram impacto positivo na vida dos moçambicanos e contribuíram para o cumprimento das metas do Governo. 

A título de exemplo, no domínio da Terra e Ordenamento Territorial as autoridades regularizaram 1.5 milhão de ocupações, atribuindo Direito de Uso e Aproveitamento da Terra (DUAT) em espaços adquiridos segundo normas e práticas costumeiras e de por boa-fé, conferindo aos ocupantes segurança na posse.

“Entregámos 781.755 títulos de DUAT, dos quais 43 por cento são para mulheres, e delimitámos 773 comunidades locais e emitimos as respectivas certidões oficiosas, conferindo-lhes uma participação cada vez mais proactiva e reconhecimento do seu contributo no maneio dos recursos naturais”, referenciou.

Ademais, foram elaborados e implementados instrumentos para assegurar uma planificação estratégica no uso da terra, contribuir para a redução das assimetrias no desenvolvimento e prevenir os riscos de marginalização e uso desequilibrado e insustentável da terra e outros recursos naturais.

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia