Segunda-feira, 22 Julho, 2024
Início » RÁDIOS COMUNITÁRIAS: Disponíveis 120 milhões para migração digital

RÁDIOS COMUNITÁRIAS: Disponíveis 120 milhões para migração digital

Por Jornal Notícias
836 Visualizações

CERCA de 120 milhões de meticais serão investidos, nos próximos quatro anos, na digitalização das rádios comunitárias e capacitação de jornalistas de Cabo Delgado, Nampula e Maputo.

O plano acontece no contexto do processo de migração em curso no país. Para o efeito, foi assinado esta semana, na cidade de Maputo, um contrato de financiamento das rádios comunitárias envolvendo a Embaixada do Reino da Noruega e a Associação h2n- Melhorando Vidas.

O desembolso do montante, pelo Reino da Noruega, enquadra-se na quarta fase do projecto de apoio ao processo de digitalização no país e prevê abranger cerca 25 estações de rádios comunitárias.

Segundo o embaixador Haakon Gram-Johannessen, a Noruega está contribuir para a expansão do acesso à informação em Moçambique e melhorar a sustentabilidade das rádios, desde 2021.

“Já foram beneficiadas cerca 30 rádios comunitárias e,neste momento, o foco é a promoção do acesso à informação, através da capacitação das estações, jornalistas e gestores, providenciando equipamento e meios de trabalho para que possam produzir informação de qualidade”, disse. 

O director da h2n, Sérgio Chusane, disse que o trabalho com a Noruega está centrado na componente de acesso à informação e circunscreve-se na parceria com as rádios comunitárias na expansão do sinal, construção de torres, antenas e melhoria de capacidade dos emissores para alcançar um raio maior. 

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia