Domingo, 21 Julho, 2024
Início » INSTITUTO NÍLIA: Estudantes reflectem sobre independência e cidadania

INSTITUTO NÍLIA: Estudantes reflectem sobre independência e cidadania

Por Leovigildo Cruz
554 Visualizações

OS cidadãos, em particular os alunos, devem ser capazes de entender os limites do exercício da liberdade de imprensa e usufruto dos direitos associados à independência.

A asserção é do Presidente do Conselho de Administração da Sociedade do Notícias (SN), Júlio Manjate, que conversou ontem, em Maputo, com estudantes da 12.ª classe do Instituto Nília sobre os “Valores da Independência Nacional e o Exercício da Cidadania em Moçambique”

“Quando discutes direito, tens de associá-lo às liberdades e ver até que ponto não interfere nos direitos dos outros e suas liberdades”, explicou Manjate.

Outro ponto crucial abordado foi a necessidade de maior cuidado na selecção das informações, especialmente nas redes sociais, para evitar a difusão de “fake news”.

Referiu que as plataformas digitais fornecem uma rede de informações e é preciso haver cautela na sua selecção e partilha, pois é com base nela que são tomadas decisões.

“Não podem ir para esses processos vulneráveis, como muitas vezes parecem estar do ponto de vista de informação”, alertou Manjate.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia