Terça-feira, 23 Julho, 2024
Início » País celebra 49 anos de independência

País celebra 49 anos de independência

Por Jornal Notícias
755 Visualizações

PASSAM-SE hoje 49 anos da concretização do sonho do fim da opressão secular imposta ao povo moçambicano pelo regime colonial português: a independência nacional, proclamada a 25 de  Junho de 1975 por Samora Machel, primeiro Presidente da história de Moçambique.

Entretanto, a celebração da efeméride, cujas cerimónias centrais terão lugar na Praça dos Heróis Moçambicanos, na cidade de Maputo, será marcada pela condecoração de 851 cidadãos nacionais com a “Medalha Veterano da Luta de Libertação de Moçambique”. A distinção surge em reconhecimento da sua participação activa na luta de libertação nacional, nas frentes da luta armada ou clandestina, do combate diplomático e da informação e propaganda.

Cerimónias idênticas terão lugar nas capitais provinciais, onde haverá imposição de insígnias dos títulos honoríficos e condecorações dos cidadãos e pessoas colectivas. Com efeito, esta data é de eterna lembrança na história do país por ser o culminar de 10 anos de luta armada pela autodeterminação e honra as gerações que viveram privadas do direito de decidir o seu destino como povo, apesar de terem consciência de que os invasores estavam para espoliar riquezas e todos os recursos existentes.  

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia