Sábado, 20 Julho, 2024
Início » Recuperação de activos regista avanços notáveis

Recuperação de activos regista avanços notáveis

Por Jornal Notícias
532 Visualizações

HÁ progressos notáveis em matéria de recuperação de activos, nomeadamente na melhoria da capacidade das instituições de aplicação da lei.

A informação foi avançada por Ana Sheila Marrengula, Directora do Gabinete Central de Recuperação de Activos, uma unidade da Procuradoria-Geral da República (PGR), com relevância no combate à criminalidade organizada.

Falando na reunião nacional, que termina hoje em Maputo, envolvendo os três órgãos especializados do Ministério Público – Gabinete Central de Combate à Corrupção; Gabinete Central de Combate à Criminalidade Organizada e Transnacional; e Gabinete Central de Recuperação de Activos – Ana Sheila Marrengula explicou que mercê aos esforços conjuntos estão a ser logrados frutos na recuperação de activos.

Conforme explicou, a conversão dos activos produzidos ilicitamente em fundos vai, certamente, ser um instrumento eficaz no combate à criminalidade, apoiando as políticas públicas e servindo aos propósitos de prevenção geral e especial.

“Em cumprimento das nossas atribuições legais e em estreita observância da Constituição, queremos afirmar que enquanto Gabinete de Recuperação de Activos, combateremos a criminalidade organizada de forma árdua e implacável, retirando dos criminosos os bens adquiridos ilicitamente e os fundos que tiverem saído ilegalmente dos cofres públicos e da esfera jurídica dos cidadãos. Deste desiderato não recuaremos, não esmoreceremos, nem vergaremos”, disse.

No seu entender, mostra-se, premente descapitalizar os grupos criminosos para evitar que reinvistam os proventos ilícitos nas incursões, com destaque para raptos, terrorismo e branqueamento de capitais.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia