Domingo, 14 Julho, 2024
Início » SECTOR DA SAÚDE: Reforçada capacidade de resposta a emergências

SECTOR DA SAÚDE: Reforçada capacidade de resposta a emergências

Por Jornal Notícias
455 Visualizações

O SECTOR da Saúde acaba de reforçar as suas habilidades na resposta a emergências de saúde pública, com destaque para a cólera, malária, sarampo, pólio, entre outras, de modo a minimizar o seu impacto nas comunidades.

Neste contexto, durante a semana finda, em Matutuíne, província de Maputo, quadros da Direcção de Saúde Pública, Assistência Médica, Central de Medicamentos, Instituto Nacional de Saúde, Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Instituto Nacional de Gestão e Redução de Riscos de Desastres e parceiros estiveram a exercitar-se, simulando respostas aos diferentes cenários de emergência e escolhendo as ideias para aprimorar o nível de prontidão.

Após o exercício teórico, os técnicos dos pilares de coordenação, vigilância, manejo de casos, vacinação e envolvimento comunitário terão a oportunidade de passar para a prática,  simulando a concepção de locais de tratamento de doenças, como a cólera, por exemplo, os seus compartimentos, mecanismos de prevenção dentro da unidade, entre outras acções.

O chefe do Departamento de Saúde e Vigilância no Ministério da Saúde (MISAU), Domingos Guihole, destacou que a fase complementar da formação, simulação prática, vai decorrer na Zambézia.

“Escolhemos estas províncias por causa dos indicadores da ocorrência de eventos extremos de forma cíclica. A título de exemplo, com a passagem do ciclone Freddy, na Zambézia, houve o agravamento do surto de cólera, devido à destruição de fontes de água e condições de saneamento”, explicou.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia