Terça-feira, 23 Julho, 2024
Início » DE JANEIRO A MAIO: Assistidos 290 toxicodependentes

DE JANEIRO A MAIO: Assistidos 290 toxicodependentes

Por Jornal Notícias
569 Visualizações

UM total de 290 pessoas com perturbações mentais relacionadas ao consumo de drogas foi assistido, entre Janeiro e Maio, nas unidades sanitárias da província de Maputo, o que permitiu a sua desintoxicação e reintegração no ambiente familiar.

A desintoxicação dos dependentes resulta de palestras realizadas nas comunidades, conduzidas pelos líderes religiosos, professores, pais e encarregados de educação, sobre os malefícios do consumo de narcóticos.

A informação foi prestada ontem, na Matola, pela secretária de Estado na província de Maputo, Judite Mussácula, no âmbito das celebrações do Dia Internacional de Luta Contra o Tráfico e Consumo Ilícito de Drogas, assinalado a 25 de Junho. 

Anotou que as palestras das equipas multissectoriais alcançaram 35 mil pessoas e as actividades policiais levaram à detenção de 217 indivíduos por consumo e venda de narcóticos, apreensão de 2,5 quilogramas de cocaína, sete saquetas e 22 lâminas de heroína, 24 pedras de roque;  sete plantas, 667 saquetas, 409 embrulhos e dois sacos de soruma.

“Este ano celebramos o dia com o lema ´Investir na Prevenção do Consumo de Drogas é Tarefa de Todos´. O lema insta-nos a compreender que a prevenção e combate ao alcoolismo e consumo de drogas não é estática, individual ou sectorial, mas sim exige de cada um de nós”, disse.

Manifestou preocupação com o facto de os jovens e adolescentes constarem no topo da lista dos do grupo mais expostos e vulneráveis devido à influência, pressão social de amigos e colegas, daí a necessidade de maior atenção, principalmente a família. 

O governador da província, Manuel Tule, disse no âmbito de combate a este mal, foram construídas 335 núcleos anti-droga e realizadas 1115 palestras nas escolas, em parceria com a Polícia da República de Moçambique (PRM), que resultaram na apreensão de quantidades significativas de drogas.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia