Terça-feira, 23 Julho, 2024
Início » Festival e livro homenageiam general Bonifácio Gruveta

Festival e livro homenageiam general Bonifácio Gruveta

Por Jornal Notícias
764 Visualizações

A LOCALIDADE de Domela, em Namacata, província da Zambézia, será palco do lançamento, a 5 de Julho, do livro “Gruveta, General de Todas as Frentes” e o anúncio do Festival Bonifácio Gruveta.

Esta obra, coordenada por Lo-Chi e António Barros, sob a chancela da Gala Gala Edições, é uma compilação de depoimentos de várias personalidades que conviveram e trabalharam com Bonifácio Gruveta, além de entrevistas com figuras proeminentes dos meios político, social e cultural moçambicano. O livro também inclui uma selecção de fotografias que ilustram diversos momentos ao longo da sua trajectória.

Segundo os coordenadores editoriais, a inspiração para a criação do livro surgiu da necessidade de homenagear Bonifácio Gruveta como uma figura única, destacada em várias frentes de combate pela pátria, pela boa governação, amizade, companheirismo e lealdade. Por isso o evento será um momento ímpar de celebração da vida deste herói nacional e do seu legado.

A cerimónia será realizada em Domela, povoado natal de Gruveta, marcando o início das apresentações da obra ao público. A obra será posteriormente apresentada na cidade de Maputo.

A apresentação será conduzida pelo escritor Hélder Muteia e contará com testemunhos, leitura de poemas e outras actividades culturais. Entre os presentes estarão figuras destacadas do Governo, combatentes da luta de libertação nacional, parlamentares, artistas, representantes da academia, do sector empresarial, de confissões religiosas e membros da comunidade local.

Já o Festival Bonifácio Gruveta, que deverá ocorrer anualmente, visa homenagear a memória do herói nacional, uma figura incontornável no contexto político moçambicano.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia