Domingo, 14 Julho, 2024
Início » “OS TAMBORES CANTAM”: Livro de Guebuza inspira a juventude

“OS TAMBORES CANTAM”: Livro de Guebuza inspira a juventude

Por Jornal Notícias
603 Visualizações

O LIVRO “Os Tambores Cantam”, de Armando Emílio Guebuza, poeta e antigo Presidente da República, lançado ontem, na Galeria do Porto de Maputo, serve de inspiração para a juventude moçambicana.

A obra, publicada pela primeira vez em 2006 e reeditada pela Fundação Guebuza, insere-se no movimento literário da luta pela independência e, segundo o autor, relembra o espírito de sacrifício dos moçambicanos durante a luta contra o colonialismo português.

Guebuza destacou a importância da arte como uma ferramenta de resistência contra diversos males sociais. “A literatura contribuiu para manter sempre desperta a resistência contra a dominação portuguesa. A literatura, nas suas mais diversas manifestações, destacou-se pela oralidade, que falava do espírito endógeno dos nossos ancestrais, do amor ao próximo, lealdade, entreajuda, solidariedade e liberdade”, afirmou Guebuza.

Por outro lado, a escritora Paulina Chiziane, que apresentou “Os Tambores Cantam”, referiu que a obra é uma semente de esperança e determinação para as novas gerações. “Se ontem foi um colono branco, hoje pode ser um colono negro. Se ontem foi um colono estrangeiro, hoje pode ser um colono nacional”, exemplificou Chiziane.

Para Chiziane, a nova edição de “Os Tambores Cantam” reafirma a relevância da literatura como uma arma poderosa na luta pela liberdade e na construção da identidade nacional.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia