Domingo, 14 Julho, 2024
Início » Não licenciados põem em causa sector de Águas

Não licenciados põem em causa sector de Águas

Por Jornal Notícias
531 Visualizações

O GOVERNO manifesta-se preocupado com a persistência de um número cada vez mais elevado de provedores de água potável no país e que operam sem licença, colocando em causa a qualidade e estabilidade do sector.

A preocupação foi expressa esta semana, em Maputo, pelo secretário permanente do Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Hélio Banze, durante o seminário de gestão de conflitos dos provedores de água potável e de gestão de perdas nos sistemas de abastecimento.

Banze considera que o licenciamento tem em vista não só a protecção do consumidor como também dos provedores de água licenciados e todo o sistema que compõe o processo do serviço de abastecimento do precioso líquido.

A fonte abordou outra preocupação, relacionada com o desperdício do precioso líquido por razões de vária ordem.

“Tem sido com muita preocupação que tomamos conhecimento, através de relatórioe das entidades do sector de Águas que uma parte importante do precioso líquido que é tratado e bombeado para o consumo humano perde-se por diversas razões, acarretando custos elevados aos investimentos planificados pelo sector”, disse.

Explicou que a água tratada e não entregue ao consumidor implica água tratada não facturada, não reinvestida no sistema, e isso constitui preocupação do sector.

Destacou que o desperdício de água tratada, por um lado, reduz o acesso das populações ao líquido e compromete a eficácia dos investimentos que o Governo tem estado a fazer e, por outro, compromete a expansão do fornecimento para mais consumidores.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia