Segunda-feira, 22 Julho, 2024
Início » Em reabilitação estrada Mapinhane/Mabote

Em reabilitação estrada Mapinhane/Mabote

Por Jornal Notícias
938 Visualizações

O TRÂNSITO de viaturas na estrada Mapinhane/Mabote, em Inhambane, num troço de 120 quilómetros, poderá melhorar a breve trecho com a conclusão das obras de reabilitação em curso, num investimento da Administração Nacional de Estradas (ANE) de 260 milhões de meticais.

Trata-se de uma via onde a transitabilidade ficou condicionada na sequência das chuvas intensas ocorridas nos primeiros três meses do ano e que dificultaram a ligação interna na província.

O montante cobrirá ainda a reparação dos danos na estrada que liga os distritos de Mabote e Funhalouro, numa extensão de cerca de 100 quilómetros.

Constituem objecto das obras, melhoramentos localizados nos troços críticos e colocação de pontecas nos locais onde há concentração de águas durante o período chuvoso.

O administrador de Mabote, Carlos Eduardo Mussanhane, disse que os troços em intervenção sofrem com o acúmulo de águas e galgamento da plataforma em caso de chuvas intensas, situação que cria charcos, condicionando a circulação de pessoas e bens.

O secretário de Estado em Inhambane, Amosse Macamo, que interveio há dias, na reunião provincial de estradas, defendeu a identificação de rodovias prioritárias, nas quais deverão ser concentrados os esforços, à semelhança das obras realizadas na estrada Homoíne/Panda.

Segundo Macamo, esta medida pode evitar a dispersão de recursos financeiros e materiais, bem como prevenir casos de não se reabilitar sequer uma estrada por exiguidade de fundos.

Orientou a ANE e os governos distritais a melhorarem a gestão dos recursos, evitando financiar obras de manutenção periódica, como tapamento de buracos, em detrimento da reabilitação ou pavimentação de novas vias, por forma a melhorar a transitabilidade rodoviária.

Disse ser urgente coordenar com parceiros, orientando-os a prestarem todo o apoio necessário às comunidades em todos programas de desenvolvimento.

A província conta com uma rede viária de 4603 quilómetros em estradas primárias (558 Km), secundárias (266), terciárias (1154), vicinais (902) e não classificadas (723).

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia