Domingo, 14 Julho, 2024
Início » ENTRE MOÇAMBIQUE E ZÂMBIA: Fronteira de paragem única em vias de ser concretizada

ENTRE MOÇAMBIQUE E ZÂMBIA: Fronteira de paragem única em vias de ser concretizada

Por Jornal Notícias
467 Visualizações

MOÇAMBIQUE e a Zâmbia poderão instalar brevemente uma fronteira de paragem única e que funcione 24 horas por dia, com vista a dar mais dinamismo às trocas comerciais e fluxo de negócios entre os dois países.

A informação foi partilhada sábado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, em conferência de imprensa onde fez o balanço da sua visita de três dias àquele país vizinho.

A fronteira, que se prevê entre em funcionamento na fase-piloto, deverá juntar Chanida, do lado da Zâmbia, e Cassacatiza, do lado moçambicano.

“Decidimos acelerar o processo de construção de postos fronteiriços de paragem única, porque a economia zambiana é muito violenta (na positiva) e, por isso, quer desenvolver a partir dos nossos portos”, disse.

Depois da materialização deste projecto, os dois países avançarão para a implantação de outras fronteiras e para o melhoramento de infra-estruturas.

Contudo, nesta visita não foi assinado nenhum memorando nesse sentido, porque, segundo o Presidente da República, Moçambique tem uma forma ponderada de fazer as coisas.

“Poderíamos ter assinado o memorando de entendimento agora, mas o meu país tem a vantagem de fazer as coisas como deve ser, não emocionado ou precipitado”, referiu, acrescentando que “muito em breve será assinado”. Outro projecto estruturante é a construção de portos secos que, segundo Nyusi, vão potenciar o transporte ferroviário.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia