Domingo, 14 Julho, 2024
Início » Reclusos recebem instrumentos musicais

Reclusos recebem instrumentos musicais

Por Jornal Notícias
485 Visualizações

A MÚSICA tem se mostrado uma ferramenta de reflexão e mudança comportamental entre os reclusos do Estabelecimento Penitenciário Provincial de Maputo, servindo para expressar sentimentos e projectar carreiras após o cumprimento da pena.

Aprender a tocar um instrumento ou compor uma música requer disciplina, paciência e prática. Essas habilidades são transferíveis e podem ajudam os reclusos a adoptar boas práticas. Por este motivo, os internos da penitenciária receberam sexta-feira, da Escola Nacional de Música, instrumentos musicais, com vista a desenvolverem habilidades artísticas.

Guitarras, violinos, pianos e instrumentos percursivos são alguns dos meios oferecidos aos reclusos, que recorrem à música para curar traumas, expressão de frustrações, ambições e desenvolver habilidades para a reintegração social no fim da pena.

Para o director da Escola Nacional de Música, Jaime Guambe, que entregou os instrumentos, iniciativas como esta servem para promover a colaboração e construir relacionamentos positivos entre os reclusos.

“Primeiro é um ganho porque mantém os presos ocupados, em segundo adquirem conhecimento útil para o futuro. Por último, ao terminar a pena, facilmente podem se reintegrar na sociedade e procurar novos rumos”, referiu.

Na posse do material, o director do Estabelecimento Penitenciário Provincial de Maputo, Luís Sabão, disse contar com a colaboração da Escola Nacional de Música e do Ministério da Cultura e Turismo para a formação dos reclusos.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia