Segunda-feira, 22 Julho, 2024
Início » Deusa D’África solta “Uma Onça na Cidade”

Deusa D’África solta “Uma Onça na Cidade”

Por Jornal Notícias
742 Visualizações

“UMA Onça na Cidade” é o título do mais recente livro da autora moçambicana Deusa D’África, cujo lançamento está agendado para hoje, no Centro Cultural Português em Maputo.

O romance sai sob a chancela da Alcance Editores, conta com o posfácio de Sílvio Ruíz Paradiso e será apresentado pelo professor e filósofo Severino Ngoenha.

Tem como pano de fundo um panorama de desolação e violência, onde a luta pela sobrevivência em meio ao caos é retratada com fúria e realismo. O texto é descrito como um emaranhado de metáforas e simbolismos que desvenda tramas das relações humanas e as consequências amargas do poder desmedido dos media, militares, milícias e da justiça.

A autora ficciona o quotidiano dos moçambicanos, criando de forma alegórica um exercício de escrita em que ocorre a enunciação do pensamento de um alocutário com rosto e afeições cuja consciência imagética reside na terra.

“A narração ocorre em dois capítulos dos quais na primeira parte intitulada pradaria, conduz o leitor à uma reflexão sobre a sexualidade do país diante de intempéries a que vê o corpo de sua nação decapitado ao longo de regiões que o compõem e as incertezas na sua orientação sexual”, explica.

É neste raciocínio que, continua, criam-se personagens abandonados pelas forças humanas e sobrenaturais que veem o seu destino entregue à própria sorte quando homens e mulheres são decapitados por um grupo selvático que mata em nome de seu Deus. Um dos personagens protagonistas da cena é assassinado numa biblioteca quando lia um livro numa escola invadida pelos terroristas.

Deusa D’África é também activista, curadora cultural e coordenadora da Associação Cultural Xitende. É igualmente autora das obras de poesia “A Voz das Minhas Entranhas”, “Cães à Estrada e Poetas à Morgue’’(poesia) e “Ao Encontro da Vida ou da Morte” e do romance “Equidade no Reino Celestial”. Foi distinguida pelo Governo Provincial de Gaza como Personalidade de 2016.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia