Quinta-feira, 25 Julho, 2024
Início » EM VISITA DE ESTADO À TANZANIA: Nyusi e Samia avaliam cooperação bilateral

EM VISITA DE ESTADO À TANZANIA: Nyusi e Samia avaliam cooperação bilateral

Por Jornal Notícias
755 Visualizações

Abibo Aly, em Dar-Es-Salaam

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, realiza, a partir de hoje até a próxima quinta-feira, uma visita de Estado à Tanzania, visando o reforço da cooperação entre os dois países.

A visita à República Unida da Tanzania surge em resposta ao convite formulado pela sua homóloga tanzaniana, Samia Suluhu Hassan.

A mesma decorre no âmbito da reciprocidade em relação à visita da Presidente tanzaniana a Moçambique, realizada em Setembro de 2022 e visa o estreitamento das relações históricas de irmandade, amizade, solidariedade e cooperação existentes entre os dois países e povos.

Durante a visita, os governantes vão avaliar o estágio da cooperação bilateral, partilhar informações sobre a situação política, económica e social dos dois países, bem como trocar pontos de vista sobre questões de interesse mútuo na região, continente e no mundo.

Ainda no contexto da visita, Nyusi irá participar, como convidado de honra, na abertura da 48ª Feira Internacional de Dar-es-Salaam.

Recordar que a história comum de irmandade, amizade, solidariedade e cooperação entre Moçambique e a Tanzania, alicerçada na contiguidade geográfica, nas semelhanças culturais e linguísticas, são muito anteriores à constituição dos dois Estados com as actuais fronteiras.

Depois da África do Sul, a maior comunidade moçambicana está na Tanzania. Por outro lado, existe uma enorme comunidade tanzaniana em Pemba e Nampula.

Como Estados soberanos, a cooperação entre os dois países foi formalizada com a assinatura do Acordo Geral de Cooperação, rubricado em Novembro de 1977. O referido acordo estabeleceu a comissão mista como mecanismo de acompanhamento e avaliação dos intercâmbios existentes entre os dois países.

Todos os acordos bilaterais e memorandos de entendimento subsequentes entre os dois países foram facilitados por este acordo.

Durante a implementação deste importante instrumento jurídico, tem-se registado progressos louváveis, com destaque para as áreas de defesa e segurança, e relações económico-comerciais, entre outros.

No domínio das obras públicas, a Construção da Ponte da Unidade sobre o Rio Rovuma é um marco importante da cooperação. Nesta área, o Governo de Moçambique tem como prioridade a conclusão da estrada de acesso à Ponte de Unidade, isto é, entre Negomano e Mueda, cuja construção se encontra em curso.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia