Domingo, 14 Julho, 2024
Início » EM 2023: Notificadas 81 mil novas infecções do HIV

EM 2023: Notificadas 81 mil novas infecções do HIV

Por Issa Likwembe
606 Visualizações

AS autoridades sanitárias reportaram, em 2023, 81 mil novas infecções pelo HIV, representando uma melhoria nos esforços de prevenção e controlo da doença no país.

Dados do Conselho Nacional de Combate ao HIV e SIDA, a que “Notícias” teve acesso, indicam que dos casos diagnosticados, 69 mil foram em indivíduos maiores de 15 anos e os restantes 12 mil em crianças entre 0 e 14 anos.

A análise comparativa com as estatísticas de 2022, período no qual foram registados 91 mil casos, mostra um decréscimo de 10,99 por cento.

Além da redução no número de novos casos da doença, também houve uma diminuição de mortes relacionadas ao HIV/SIDA.

Em 2023, foram registadas 44 mil mortes causadas pela doença, quatro mil a menos do que as 48 mil mortes do ano 2022, uma redução de cerca de 8,3 por cento na taxa de mortalidade devido à patologia no país.

Os avanços são particularmente relevantes considerando que Moçambique é um dos países com elevada prevalência da doença na região e no mundo.

A situação impõe um desafio para o Sistema Nacional de Saúde (SNS), tornando essencial o reforço das intervenções visando a redução contínua, tanto do número de novas infecções, como da mortalidade associada à enfermidade.

“A redução do número de infecções e mortes pode ser vista como um resultado positivo das políticas levadas a cabo pelo Governo e parceiros, bem como dos programas de prevenção como a distribuição de preservativo, campanhas de educação e consciencialização e promoção da testagem regular”, lê-se na informação.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia