Domingo, 14 Julho, 2024
Início » EM MANICA: Recolheu às celas por falsificar metical

EM MANICA: Recolheu às celas por falsificar metical

Por Jornal Notícias
725 Visualizações

O SERVIÇO Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) em Manica deteve há dias, na cidade de Chimoio, um tanzaniano de 44 anos de idade, acusado de falsificar notas da nova série do metical, que entraram em circulação a 16 de Junho último.

O porta-voz do Serviço Nacional de Investigação Criminal em Manica, Paulo Candeeiro, disse ontem, durante uma conferência de imprensa, que a detenção do indivíduo foi possível graças a denúncias populares.

 “Encontrámos na posse do indivíduo três notas de mil meticais da nova série, algumas notas zimbabweanas e malawianas, também falsificadas, incluindo os materiais que usava para o efeito.

O indiciado já usava as notas para aquisição de certos bens nos mercados informais e, como forma de ludibriar as vítimas, colocava as notas falsas no meio das verdadeiras para não ser descoberto”, disse.

Face à circulação de notas falsas, Candeeiro apelou à população, em especial aos comerciantes, a prestarem atenção no momento das trocas comerciais para evitar ser enganados.

O indiciado, detido nas celas da 1.ª Esquadra da Polícia da República de Moçambique (PRM) na cidade de Chimoio, nega as acusações. “Nunca falsifiquei dinheiro em minha vida. O material que encontraram na minha posse era usado para outros fins. Para falsificar dinheiro é necessário ter uma máquina que eu não tenho. O SERNIC está me acusando sem provas”, justificou-se à imprensa.

O primeiro caso de falsificação das notas da nova série, introduzidas a 16 de Junho, ocorreu há cerca de duas semanas na cidade de Chimoio.

Ainda em Chimoio, o SERNIC deteve também um cidadão de 44 anos de idade acusado de vender soruma. No momento da detenção, o homem foi encontrado com um quilo da droga.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia