Terça-feira, 23 Julho, 2024
Início » PR DE VISTA À TANZANIA: Usar recursos energéticos para dinamizar economias

PR DE VISTA À TANZANIA: Usar recursos energéticos para dinamizar economias

Por Jornal Notícias
705 Visualizações

ABIBO ALY, em Dar-es-Salaam

AS reservas de gás natural recentemente descobertas em Moçambique e na Tanzania devem ser exploradas para a dinamização das economias dos dois países.

Esta posição foi ontem assumida, em Dar-es-Salaam, capita da República Unoda da Tanzania, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, numa declaração conjunta com a homóloga Samia Suluhu Hassan, no quadro da visita que o Chefe do Estado efectua a este país vizinho, visando a avaliação e reforço da cooperação bilateral entre as duas nações.

Nyusi justificou este posicionamento pelo facto de os dois países possuírem grande potencial de recursos naturais, agricultura, produtos pesqueiros, bem como capital humano bastante para os países trabalharem visando o crescimento das economias.

“O que nos falta é só podermos colocar esses recursos ao serviço do desenvolvimento, porque a riqueza não explorada e transformada não beneficia a ninguém”, disse o Chefe do Estado.

Segundo Filipe Nyusi, na bacia do Rovuma, em Cabo Delgado, os dois países descobriram reservas de gás natural, pelo que precisam se proteger para vitalizar o rápido desenvolvimento.

Por sua vez, a Presidente da República Unida da Tanzania, Samia Suluhu, explicou que a descoberta de gás no seu país poderá ter um grande impacto no desenvolvimento da economia local.

Segundo Suluhu, estimativas preliminares rondam em volta de 56 triliões de pés cúbicos de gás natural, quantidades que podem ajudar na diversificação do desenvolvimento de vários sectores de actividade.

Ainda ontem os dois chefes de Estado mantiveram conversações oficiais, encontro que serviu para o aprofundamento das relações de amizade e cooperação em várias áreas, com destaque para educação, saúde, investimento, entre outras.

O encontro permitiu igualmente a consolidação das relações históricas de irmandade, amizade, solidariedade e cooperação existentes entre os países e povos, bem como avaliar formas de dinamizar as relações económico-comerciais.

Ainda ontem Nyusi visitou a embaixada e as novas instalações em construção, bem como manteve um encontro com a comunidade moçambicana residente na Tanzania, tendo a diáspora apresentado várias preocupações que a afligem no dia-a-dia. 

Hoje Filipe Nyusi participa hoje como convidado de honra na abertura da 48ª Feira Internacional de Dar-es-Salaam.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia