Domingo, 14 Julho, 2024
Início » “DO SERTÃO À ÁFRICA”: Espectáculo promove intercâmbio cultural

“DO SERTÃO À ÁFRICA”: Espectáculo promove intercâmbio cultural

Por Jornal Notícias
407 Visualizações

PROMOVER o intercâmbio cultural entre Moçambique e Brasil é um dos principais objectivos do espectáculo musical “Do Sertão à África”, que será apresentado amanhã, no Instituto Guimarães Rosa, na cidade de Maputo.

O evento marca o primeiro intercâmbio cultural da Orquestra Santo António no país e no continente africano. Destaca-se por transcender a performance instrumental, alinhando-se a uma iniciativa de inclusão social que tem transformado a vida de dezenas de jovens no seminário da Bahia, no Brasil.

O projecto visa promover o intercâmbio e a cooperação cultural entre o Ponto de Cultura Projecto Santo António de Música, localizado em Conceição do Coité, Brasil, e várias comunidades ao redor do mundo.

Durante a sua estada em Maputo, a Orquestra Santo António, um grupo de jovens professores de música do sertão brasileiro, irá partilhar os seus conhecimentos, ministrando oficinas de música para crianças moçambicanas e tocando com orquestras infantis e juvenis africanas. Inspirado por programas de transformação social pela música, o movimento faz parte de uma rede mundial de orquestras.

O concerto apresentará obras de artistas populares brasileiros que ajudaram a moldar a identidade cultural do nordeste do Brasil, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Sivuca. O público terá a oportunidade de testemunhar uma fusão única entre o erudito e o popular, com instrumentos como violino e zabumba, flauta e triângulo e pandeiro e violoncelo.

Na ficha técnica, os violinos estarão a cargo de Dianara Almeida, Jamille Lima, Ladson Oliveira e Laizila Vieira; a viola de Isabela Lima; o violoncelo de Letícia Ferreira; a flauta transversal de Ana Clara Lopes e Samara Oliveira; o clarone de Jonh Webert Gordiano e a percussão de Josevaldo Nim.

Josevaldo de Almeida Silva, produtor cultural e licenciado em Música pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), é um dos destaques do projecto. Já recebeu várias premiações, incluindo o Prémio Culturas Populares Leandro Damião do Ministério da Cultura (MINC), em 2017, e o Prémio Lureate Brasil 2016 para Jovens Empreendedores Sociais.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia