Quinta-feira, 25 Julho, 2024
Início » Hélder Martins lança: Crónicas dum Insubmisso

Hélder Martins lança: Crónicas dum Insubmisso

Por Jornal Notícias
494 Visualizações

O ESCRITOR moçambicano Hélder Martins lança hoje, na cidade de Maputo, o seu mais recente livro “Crónicas Dum Insubmisso, Volume II” publicado pela primeira vez no ano passado.  

O título é, segundo José Óscar Monteiro, que assina o prefácio, uma reunião de textos escritos pelo autor ao longo de quase toda uma vida.

Hélder Martins apresenta artigos, discursos, cartas, entrevistas e extractos de livros seus, acreditando que serão úteis, sobretudo, aos jovens que não têm memória directa sobre o colonialismo e o fascismo, nem a luta de libertação nacional e os primeiros anos da independência.

“O livro cobre o período que decorre desde que o autor era estudante de Medicina em Portugal, na segunda metade dos anos cinquenta, até Setembro de 1974, quando se abriram as portas para a nossa independência com a assinatura dos Acordos de Lusaka”, explica.

Refere ser Hélder Martins uma pessoa com posições políticas bem definidas e opiniões fortes. Portanto, escreve coisas que não agradarão a todos.

“Ler quem exprime desassombradamente aquilo que pensa nos traz uma lufada de ar fresco. Também, por isso, este livro é um grande contributo para o conhecimento da nossa história recente”, esclarece.

Martins nasceu 1936, em Maputo. Formou-se em Medicina em Lisboa, Portugal, em 1961, e foi, depois da independência, ministro da Saúde durante cinco anos. Foi igualmente docente em Saúde Pública em vários países de África, Europa e América Latina. É Doutor Honoris Causa em Ciências da Saúde e Educação.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia