Domingo, 14 Julho, 2024
Início » Mais doses da vacina contra cólera no país

Mais doses da vacina contra cólera no país

Por Jornal Notícias
624 Visualizações

MOÇAMBIQUE vai receber, brevemente, lotes da vacina contra cólera, cuja campanha de imunização está prevista para o próximo mês, antes do início da época chuvosa 2024/2025, para garantir que durante o período de alta transmissão da doença a população esteja protegida.

Com efeito, o sector da Saúde vai priorizar as localidades de Xinavane e Ressano Garcia, na província de Maputo; Nhamatanda  em Sofala, e cidade de Nampula que continuam a registar surtos da doença.

Segundo o chefe do Departamento de Saúde e Vigilância no Ministério da Saúde (MISAU), Domingos Guihole, antes, o foco era imunizar as comunidades de Cabo Delgado e Zambézia, porém com a situação de emergência nos locais com surtos, houve necessidade de se requisitar mais imunizantes junto à Organização Mundial de Saúde (OMS).

A administração da vacina é uma das estratégias do Plano Nacional de Eliminação da Cólera, que eclodiu no país em 2022.

Guihole explicou que caso se consiga vacinar as pessoas com uma dose, estas poderão ter seis meses de imunidade, e se for com duas, a protecção pode durar até dois anos.

Entretanto, enquanto se espera pelas vacinas, o sector continua vigilante nas comunidades para o controlo da doença, através do rastreio dos contactos dos últimos doentes atendidos e testagem de casos suspeitos.

Foi neste contexto que após três dias sem notificar casos da enfermidade, o MISAU diagnosticou entre domingo e segunda-feira mais 15 infectados pela cólera, todos na província de Maputo.

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia