Domingo, 14 Julho, 2024
Início » NYUSI NA FEIRA INTERNACIONAL DE DAR-ES-SALAAM: Promover investimentos que propiciam crescimento

NYUSI NA FEIRA INTERNACIONAL DE DAR-ES-SALAAM: Promover investimentos que propiciam crescimento

Por Jornal Notícias
356 Visualizações

ABIBO ALY, na Tanzania    

A REALIZAÇÃO de investimentos conjuntos entre empresários moçambicanos e tanzanianos, em diversos projectos, constitui elemento fundamental para um rápido crescimento das economias e de negócios dos dois países.

Esta posição foi assumida ontem, na Tanzania, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, na abertura oficial da feira internacional de Dar-Es-Salaam, que conta com a participação de vários países, visando a promoção de marcas e produtos.

Segundo o Chefe do Estado, a feira deve servir de veículo de promoção das oportunidades de cooperação e intercâmbio nas áreas de comércio e investimento, bem como de estabelecimento de parcerias mutuamente vantajosas, entre os investidores de vários países.

Para Nyusi, o bom momento das relações políticas e diplomáticas, de valores culturais e históricos que os dois países partilham não encontram paralelo nas relações de troca de bens e serviços.

Acrescentou ainda que a materialização de projectos económicos de grande impacto, tarda a acontecer, tal como se evidencia pelos fluxos de comércio e investimentos entre as duas nações, sem magnitude expressiva ao longo dos anos.

Apesar da Tanzania integrar o grupo dos dez países que mais investiram em Moçambique, nos últimos dez anos, entre 2018 e 2023, o volume agregado do comércio externo bilateral de importações e exportações cifrou-se perto de 250 milhões de dólares, com défice comercial acumulado em relação ao país, na ordem de 143 milhões de dólares americanos.

O fluxo de investimentos de Tanzania para Moçambique foi apenas de 140 milhões de dólares americanos entre 2013 e 2023.

“Perante os dados acima mencionados, a ocasião que hoje se proporciona serve para estimular o espírito empreendedor para a promoção do crescimento e desenvolvimento económico mútuo, através da facilitação do comércio e do investimento privado dos dois países, incluindo o capital externo, que sob formas organizacionais adequadas deve tirar partido de sinergias decorrentes dos dois espaços e mercados”, disse.

Por seu turno, a Presidente tanzaniana, Samia Suluhu Hassan, disse que a presença de Filipe Nyusi como convidado de honra na abertura da feira, demonstra o bom nível das relações de cooperação entre os dois países, que poderão ser dinamizadas com a assinatura de novos acordos.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia