Terça-feira, 23 Julho, 2024
Início » PARA REDUZIR IMPORTAÇÕES: Cadeia de avicultura recebe financiamento

PARA REDUZIR IMPORTAÇÕES: Cadeia de avicultura recebe financiamento

Por Jornal Notícias
574 Visualizações

O SUBSECTOR avícola poderá receber nos próximos quatro anos cerca de 33 milhões de dólares (aproximadamente 2,1 mil milhões de meticais) para impulsionar a cadeia de produção da carne de frango, reduzindo ainda mais as importações.

A disponibilidade do montante foi anunciada ontem, no distrito da Moamba, província de Maputo, durante o III Fórum Nacional de Pecuária, evento orientado pelo Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia.

O ministro anotou que o desembolso da quantia surge na sequência das parcerias entre o Governo e o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), e deverá ser aplicado na melhoria da cadeia de valor, tanto para dos produtores do sector publico, como privados.

Anotou que o país reduziu de dez para quatro por cento a importação de frango, nos últimos cinco anos, estando a criar condições para se livrar da dependência. A nível da região, Moçambique ocupa o segundo lugar na produção desta espécie.

“Este financiamento sinaliza que estamos a crescer em termos de credibilidade para mais crédito neste subsector que tem justificado esta grande aposta”, disse.

Apontou que o desafio continua a ser o financiamento dos sectores estratégicos com linhas que permitem uma abordagem de desenvolvimento e não retornos imediatos.

Na ocasião, o governante desafiou os actores do sector pecuário a apostarem na produção de carne de qualidade, por forma a se tornar competitivo na região.

O balanço do sector referente ao ano de 2023 aponta para um encaixe de 330 milhões de dólares com uma produção de carnes vermelhas a rondar as 29 mil toneladas, um crescimento de 41 por cento nos últimos cinco anos.

O documento, apresentado no encontro, indica ainda que 96 por cento do consumo de frango é assegurado pela produção nacional.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia