Domingo, 14 Julho, 2024
Início » CAMPANHA DE EDUCAÇÃO CÍVICA: STAE recruta cerca de sete mil agentes

CAMPANHA DE EDUCAÇÃO CÍVICA: STAE recruta cerca de sete mil agentes

Por Jornal Notícias
501 Visualizações

O SECRETARIADO Técnico de Administração Eleitoral (STAE) pretende recrutar aproximadamente sete mil agentes de educação cívica, cuja responsabilidade é mobilizar e sensibilizar os cidadãos a participarem nas eleições gerais (presidenciais e legislativas) e nas quartas dos membros das assembleias provinciais e de governador de província agendadas para 9 de Outubro próximo.

Falando ao “Notícias”, a porta-voz do STAE, Regina Matsinhe, explicou que os candidatos a agentes de educação cívica eleitoral que o órgão vai formar fará, posteriormente, a selecção, em todo o país, do número ideal que pretende contratar.

A ideia do STAE é assegurar uma campanha de educação cívica o mais abrangente possível, atingindo todos os cidadãos com idade eleitoral de modo que se façam presentes no dia da votação.

Matsinhe referiu ainda que o mesmo processo vai também decorrer no estrangeiro.

O grupo de agentes de educação cívica tem a missão de informar a população sobre as diferentes fases do processo eleitoral, promover a inclusão social e a participação dos potenciais eleitores na escolha dos representantes do país.

Estes devem ainda dar a conhecer as datas, locais e horários de funcionamento das mesas de assembleias de voto, bem como fomentar o ambiente  político e social de tolerância entre os cidadãos, esclarecer e sensibilizar para a verificação dos dados e a reconhecerem a localização dos postos e mesas.

A campanha deve versar ainda sobre a importância da cidadania, da democracia, direitos e deveres dos cidadãos, em conformidade com a Constituição da República e a lei eleitoral.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia