Sábado, 20 Julho, 2024
Início » Moçambique e Timor-Leste assinam instrumentos de cooperação

Moçambique e Timor-Leste assinam instrumentos de cooperação

Por Jornal Notícias
675 Visualizações

Moçambique e Timor-Leste reforçaram hoje às relações bilaterais com a assinatura de instrumentos jurídicos no âmbito da visita de Estado que o Presidente timorense, José Ramos Horta, realiza ao país.
Trata-se de acordos sobre Consultas Políticas e Diplomáticas; Hidrocarbonetos e Minas; e Educação, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, rubricados na Presidência da República pela ministra dos Negócios Estrangeiros de Moçambique, Verónica Macamo, e seu homólogo timorense, Bendito dos Santos.
O evento foi testemunhado pelos presidentes moçambicano Filipe Nyusi e timorense José Ramos Horta depois de conversações oficiais entre delegações dos dois países.
Na agenda de Ramos Horta prevê-se ainda uma homenagem aos Heróis Moçambicanos, um encontro com a presidente da Assembleia da República e a entrega da Chave da Cidade de Maputo, um reconhecimento à cidadania moçambicano ao estadista timorense.
O Presidente da República Popular e Democrática do Timor Leste é Prémio Nobel da Paz em 1996; defensor dos Direitos Humanos; dirigiu o país entre 2007 e 2012, cargo que voltou a assumir no ano passado. Trabalhou nas Nações Unidas e lutou pela independência daquele país.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia