Domingo, 14 Julho, 2024
Início » Alunos expõem objectos reciclados

Alunos expõem objectos reciclados

Por Jornal Notícias
256 Visualizações

ALUNOS das escolas primárias e secundárias da cidade da Beira, província de Sofala, inauguraram, semana passada, uma exposição de artes visuais, baseada em materiais reciclados.

Denominada “Eu sou Amigo da Mãe Natureza” e sob a organização da Associação Jovens da Diferença (AJD), a mostra visa difundir boas práticas ambientais como a redução de emissões fósseis, reutilização de materiais e reciclagem de resíduos sólidos.

Pneus, plásticos, garrafas e outros materiais outrora descartados em vários pontos da cidade servem agora como vasos, brinquedos e adornos, revelando a criatividade dos alunos e o poder da reutilização dos objectos obsoletos.

A mostra, patente na biblioteca do Camões – Centro Cultural Português da Beira, é realizada desde 2020. Inclui jornadas de limpeza, oficinas de arte e visitas guiadas aos parques e reservas nacionais.

Para o coordenador do projecto e membro da AJD, Dominique Covelela, a mostra de materiais reciclados visa educar de forma recreativa as crianças e adolescentes sobre o meio ambiente, através de acções concretas como a reciclagem e reutilização.

“É importante incutir nas futuras gerações a ideia de que cuidar do ecossistema é dever de todos nós. A reciclagem, em específico, evita o desperdício de objectos e dá vida aos resíduos descartados indevidamente, melhorando deste jeito a qualidade de vida”, referiu.

O maior ganho da iniciativa, como referem os organizadores, é o envolvimento não apenas das crianças, mas também das suas famílias, professores e comunidades, criando um impacto mais amplo e duradouro na consciencialização e acção ambiental.

Igualmente, a criação artística de obras recicláveis oferece às crianças uma forma de estimular a sua criatividade e imaginação, incentivando soluções inovadoras e sustentáveis para os problemas ambientais.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia