Domingo, 14 Julho, 2024
Início » Paulina Chiziane  homenageada pela “Forbes”

Paulina Chiziane  homenageada pela “Forbes”

Por Jornal Notícias
544 Visualizações

A ESCRITORA Paulina Chiziane foi recentemente homenageada pela renomada “Forbes África Lusófona”, em virtude do seu papel crucial na batalha pelos direitos das mulheres africanas.

Ao ganhar o Prémio Liderança e Responsabilidade Social daquela publicação, Paulina Chiziane tornou-se a segunda mulher moçambicana a ser distinguida pela “Forbes” depois da activista Graça Machel. 

Segundo Nilza Rodrigues, directora daquela publicação, a distinção ressalta do impacto significativo da escritora como uma das vozes mais proeminentes da lusofonia. 

Paulina Chiziane é destacada como uma defensora incansável dos direitos das mulheres africanas, utilizando a sua voz e as suas obras literárias para promover a igualdade de género e inspirar gerações futuras. A sua obra aborda temas sociais e culturais, com um foco especial na condição feminina. 

Neste sentido, a homenagem vem sublinhar a importância e influência do seu trabalho em Moçambique e em toda a comunidade lusófona.

Paulina Chiziane cresceu nos subúrbios da cidade de Maputo, anteriormente chamada Lourenço Marques. Nasceu numa família protestante onde se falavam as línguas chope e ronga. Aprendeu a língua portuguesa na escola de uma missão católica. Começou os estudos de Linguística na Universidade Eduardo Mondlane, mas nãoconcluiu o curso.

Vencedora do Prémio Camões 2022, o mais importante da literatura em língua portuguesa, Paulina Chiziane é a primeira mulher a publicar um romance em Moçambique, intitulado “Balada de Amor ao Vento”(1990).

Nascida em Gaza, a 4 de Julho de 1955, é também autora do romance “Niketche: Uma História de Poligamia”, com o qual ganhou o Prémio José Craveirinha 2003, o maior das letras nacionais.

A Forbes África Lusófona é um ponto de encontro para os protagonistas, os negócios e as tendências emergentes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia