Domingo, 14 Julho, 2024
Início » Produção de gergelim em regime de concessão

Produção de gergelim em regime de concessão

Por Jornal Notícias
387 Visualizações

A PRODUÇÃO de gergelim no mercado nacional passará a ser feita em regime de concessão de área de fomento e comercialização, em que o Estado autorizará agentes económicos para a promoção e venda desta cultura junto de produtores.

O gergelim representa uma das principais culturas de exportação do país, contribuindo para o crescimento da economia nacional. O país dispõe de áreas com elevado potencial para a produção desta cultura para concessionar a agentes económicos interessados. 

Neste contexto, o Instituto do Algodão de Moçambique (IAOM) pretende identificar agentes económicos com capacidade e experiência técnica comprovada na produção agrícola para fomentar a cultura do gergelim nas diversas concessões ao nível do país a partir da próxima campanha agrária 2024/2025.

Para a materialização deste objectivo, o instituto acaba de lançar um concurso público para encontrar os referidos empresários.

A instituição explica que são elegíveis a concorrer associações e cooperativas que demonstrem possuir qualificação jurídica, financeira, técnica e regularidade fiscal, através da apresentação da respectiva documentação comprovativa. 

O concurso será realizado de acordo com os procedimentos constantes do Regulamento para Culturas Oleaginosas, e de Contratação de Empreitadas de Obras Públicas, Fornecimento de Bens e Prestação de Serviços ao Estado.

Em Moçambique o gergelim, Sesamum indicum, também conhecido como sésamo, é produzido por produtores do sector familiar e comercial,principalmente nas províncias de Sofala, Manica, Tete, Zambézia, Nampula, Niassa e Cabo Delgado.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia