Domingo, 14 Julho, 2024
Início » EPC 19 DE OUTUBRO: Alunos coabitam com monte de lixo

EPC 19 DE OUTUBRO: Alunos coabitam com monte de lixo

Por Jornal Notícias
335 Visualizações

OS alunos da Escola Primária e Completa do 1.º e 2.º Graus 19 de Outubro, situada no bairro Mutava-Rex, em Nampula, convivem com a lixeira que surgiu numa parte do recinto escolar há cerca de cinco anos, o que atenta contra a saúde da comunidade escolar.

Esta situação preocupa a direcção da escola e os residentes circunvizinhos que temem o surgimento de diarreia, cólera e malária.

No local, constatámos que, nos intervalos, crianças brincam perto da lixeira, enquanto outras colectam ferro velho, plásticos, entre outros objectos.

Diante da situação que há anos atenta contra a saúde dos alunos daquela escola e da comunidade escolar em geral, residentes do bairro Mutava-Rex pedem ao Conselho Municipal da cidade de Nampula que remova o lixo.

Jorge José, residente nas proximidades, descreveu o cenário como estando fora do controlo das lideranças comunitárias, daí o pedido de socorro lançado às autoridades competentes.

Justificou que o local é acessível a viaturas, o que facilitaria a remoção do lixo.

Por seu turno, Amina Latifo contou que, nos anos anteriores, crentes de uma comunidade religiosa cristã limpavam o local porque o lixo invadia também o recinto da igreja. Porém, avançou que, um tempo depois, a limpeza foi suspensa, e os moradores continuaram a depositar lixo de forma desregrada, agravando a situação. Por seu turno, Agostinho Lampueque disse que por várias vezes foram remetidos pedidos ao Conselho Municipal através das lideranças comunitárias, mas nada foi feito.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia