Domingo, 14 Julho, 2024
Início » Festival da Capulana movimenta 180 mulheres

Festival da Capulana movimenta 180 mulheres

Por Jornal Notícias
318 Visualizações

CENTO e oitenta mulheres provenientes de todos os bairros da cidade desdobram-se nos preparativos do Festival da Capulana, um evento que pretende emancipar a cultura macua e hábitos das mulheres desta região, inserido nas festividades do dia da cidade que se celebra a 22 de Agosto.

De acordo com a vereadora para o pelouro da Educação, Cultura, Juventude e Desporto, Ângela Benesse, pretende-se com o festival valorizar a cultura local, sendo a capulana um dos adornos das mulheres e que, nos últimos tempos, também é usada para fazer fatos masculinos.

Ângela Benesse disse que, além da capulana, no festival far-se-á a exposição do “mussiro” (planta medicinal) que é transformada em pó, não apenas para eliminar manchas na pele, como também para aumentar a beleza das mulheres.

Acrescentou que o Festival da Capulana, que decorre pela primeira vez na cidade, vai expor o dia-a-dia das mulheres no seio das famílias, no sector de trabalho, entre outras áreas.

Anunciou que a preparação do festival envolve as lideranças comunitárias de todos os postos administrativos, sendo que, depois de seleccionadas as 180 mulheres, arrancaram, há duas semanas, os ensaios da coreografia que se pretende apresentar no 68.º aniversário da capital provincial.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia