Terça-feira, 23 Julho, 2024
Início » SALAS DESTRUÍDAS PELO “IDAI”: Mais de 120 mil crianças estudam em más condições

SALAS DESTRUÍDAS PELO “IDAI”: Mais de 120 mil crianças estudam em más condições

Por Jornal Notícias
511 Visualizações

UM total de 125 mil crianças de diferentes estabelecimentos de ensino assiste às aulas em condições demasiado precárias, que colocam em risco não só a sua saúde, como também a aprendizagem.

A informação foi partilhada pela directora provincial de Educação em Sofala, Dilsa Solange, durante a abertura da IV Reunião de Planificação, que decorre sob o lema “Por uma Educação Inclusiva Patriótica e de Qualidade”, na cidade da Beira.

A governante explicou que a situação se deve ao facto de 1221 salas de aula continuarem em condições lastimáveis e sem nenhuma intervenção desde a ocorrência do ciclone Idai, em Março de 2019, que afectou directamente um total de 2713 salas.

Neste contexto, Dilsa Solange pediu aos parceiros do sector e às demais organizações nacionais e internacionais para buscarem recursos com vista a reabilitar, reconstruir, ou mesmo construir e apetrechar salas de aula de modo a garantir a formação qualitativa das crianças.

A directora sublinhou que a reunião de planificação acontece num momento em que se completa o quinto ano da implementação do Plano Estratégico da Educação (2020-2029) e o último do Plano Quinquenal do Governo e do Conselho Executivo Provincial de Sofala (2020- 2024).

Os resultados, acrescentou, já despontam do ponto de vista da melhoria de acesso à Educação e da qualidade de serviços prestados à sociedade, apesar dos desafios impostos quer pelos fenómenos naturais, quer pela pandemia da Covid-19 e pela conjuntura socioeconómica internacional.

Realçou que, neste período, o sector registou um crescimento absoluto de efectivo global no ensino público de 93.187 alunos da 1.ª à 12.ª classes, passando dos 622.891 alunos, em 2020, para 716.078 alunos, em 2024, o que representa um crescimento na ordem de 14,9 por cento na província.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia