Domingo, 14 Julho, 2024
Início » Saúde lança programa de rastreio de cardiopatias

Saúde lança programa de rastreio de cardiopatias

Por Jornal Notícias
318 Visualizações

CERCA de cinco mil pessoas, com idades compreendidas entre cinco e 18 anos, incluindo alunos, serão abrangidas pelo rastreio para diagnóstico precoce de patologias cardíacas, de modo a permitir um melhor seguimento clínico da doença.

A actividade, coordenada pelo Instituto Nacional de Saúde e pela Universidade Eduardo Mondlane, insere-se no programa PEN-PLUS “Coração com Moçambique”, realizado por uma equipa de dez médicos moçambicanos e portugueses especialistas e residentes em Medicina Familiar e Comunitária.

O coordenador da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, Gustavo Morais, disse que a missão vai trabalhar durante quinze dias e que, para além do rastreio, também promoverá formação dos profissionais de saúde daquela área, com vista a aprimorarem as suas competências e darem continuidade à actividade sem ajuda nos próximos tempos.

Entretanto, referiu que as primeiras pessoas submetidas ao rastreio revelaram malformações congénitas cardíacas, doenças que afectam a válvula lateral reumática, em fases diferentes, sendo algumas delas graves.

Informou ainda que vão aproveitar a oportunidade para diagnosticar doenças que possam surgir nestas idades e notificar as autoridades locais de saúde para que as crianças possam ser conduzidas ao atendimento adequado.

“Queremos também passar a mensagem de que as crianças que tenham dores de garganta frequentes, febres e dores articulares devem aproximar-se às unidades sanitárias em busca de tratamento antecipado, tendo em conta que se trata de patologias que podem evoluir para problemas cardíacos num curto espaço de tempo”, aconselhou.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia