Sábado, 20 Julho, 2024
Início » BONIFÁCIO GRUVETA: Figura de grande dimensão humana

BONIFÁCIO GRUVETA: Figura de grande dimensão humana

Por Jornal Notícias
649 Visualizações

O ESCRITOR Hélder Muteia descreve Bonifácio Graveta como um homem de grande dimensão social e humana, destacando que ele “emprestou a sua vida” não apenas à causa do nacionalismo, mas também soube ouvir e compreender as preocupações sociais dos outros para depois ajudar a encontrar soluções.

Segundo Muteia, são poucas as pessoas que buscaram conselhos e orientação nas diversas dimensões da vida com Gruveta e ficaram insatisfeitas.

Esse reconhecimento foi feito na última sexta-feira, em Domela, distrito de Nicoadala, na Zambézia, durante o lançamento do livro “Gruveta, General de Todas as Frentes” e da primeira edição do festival Bonifácio Gruveta. Muteia mencionou que uma característica fundamental do homenageado era sua capacidade de escutar.

Durante a sua juventude, Graveta destacou-se na frente de combate na Zambézia, contra o colonialismo português. Além de dedicar a sua juventude à causa da soberania nacional, Muteia explicou que o general também se destacou na política como governador da Zambézia, primeiro secretário, parlamentar, chefe de família e amigo de seus amigos.

O apresentador do livro afirmou que a leitura de “Gruveta, General de Todas as Frentes” revela emoções e sentimentos relacionados às suas acções humanitárias e de interesse colectivo. Destacou que o livro descreve um general que soube ouvir a todos.

Com aproximadamente 170 páginas, a obra foi coordenada por dois escritores moçambicanos, Lo-chi e António Barros, que se afirmaram como neófitos na figura de Gruveta. O livro resultou de conversas sobre a infância e a juventude do general, além de arquivos audiovisuais de entrevistas ainda vivo.

Para o general Eduardo Nihia, amigo e companheiro de trincheira, é uma honra testemunhar a publicação do livro em homenagem a Bonifácio Gruveta Massamba. Nihia afirmou que o livro celebra as emoções vividas nas fileiras da Frente de Libertação Nacional (FRELIMO), durante a luta pela independência de Moçambique. A obra também narra os episódios de superação do regionalismo durante seus treinamentos na Argélia, em uma fase inicial do projecto de unidade nacional.

O livro foi lançado em um ambiente festivo e de conversas descontraídas, incluindo a leitura de depoimentos que fazem parte da obra. Diversas personalidades estiveram presentes no evento, incluindo académicos, políticos, amigos, familiares e residentes de Domela.

As receitas obtidas com a venda do livro serão doadas a crianças desfavorecidas da Escola Primária de Domela, como forma de perpetuar o sentimento patriótico do general Bonifácio Gruveta.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia