Domingo, 14 Julho, 2024
Início » Estudo revoluciona tratamento do HIV com injecção semestral

Estudo revoluciona tratamento do HIV com injecção semestral

Por Jornal Notícias
920 Visualizações

UMA injecção semestral de um novo medicamento de profilaxia pré-exposição mostra-se capaz de oferecer às mulheres jovens protecção total contra a infecção pelo HIV, de acordo com os resultados de um ensaio clínico na África do Sul e Uganda.
De acordo com Linda-Gail Bekker, professora de medicina e vice-directora do Desmond Tutu HIV Centre, no Instituto de Doenças Infecciosas e Medicina Molecular da Universidade da Cidade do Cabo, a injecção de lenacapavir de seis meses fornecia melhor protecção contra a infecção pelo HIV do que outros dois medicamentos, ambos comprimidos diários – todos são medicamentos de profilaxia pré-exposição (PrEP).
Num artigo na publicação ‘The Conversation’, a especialista indicou que o estudo ‘Purpose 1’, com cinco mil participantes, foi realizado em três locais do Uganda e 25 da África do Sul para testar a eficácia dos medicamentos.
O lenacapavir (Len LA) é um inibidor de fusão capsídeo, que interfere no capsídeo do HIV, uma capa de proteína que protege o material genético do HIV e as enzimas necessárias para a sua replicação. E o que estava em questão? O primeiro era se uma injecção semestral de lenacapavir era segura e proporcionaria melhor protecção contra a infecção pelo HIV como PrEP para mulheres entre 16 e 25 anos do que o Truvada F/TDF, um comprimido diário de PrEP amplamente utilizado e disponível há mais de uma década. (Executive Diggest)

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia