Domingo, 14 Julho, 2024
Início » MALHANGALENE: Rede de esgotos obsoleta e vias de acesso degradadas

MALHANGALENE: Rede de esgotos obsoleta e vias de acesso degradadas

Por Jornal Notícias
361 Visualizações

A REDE de esgotos do bairro da Malhangalene, na cidade de Maputo, está obsoleta e a libertar águas negras para as principais vias de acesso, condicionando a mobilidade de pessoas e bens, e perigando a saúde dos transeuntes.

A situação é crítica nas avenidas Milagre Mabote e Marien Nguabi, onde o acúmulo de água residuais propiciou a degradação da estrada.

Zequiel Atumane, automobilista, relatou ter danificado acessórios da sua viatura por causa da degradação das vias de acesso.   

Argentina Bejamim, residente no bairro da Malhangalene, relatou que mesmo com as intervenções realizadas pelas entidades competentes, no ano passado, o problema  com os esgotos persiste nas avenidas Acordos de Lusaka, Filipe Samuel Magaia e  Marien Ngouabi.

Amosse Nhantumbo, transeunte, manifestou preocupação com o facto de haver muitas crianças que brincam na zona e que correm o risco de contrair doenças de origem hídrica ou mesmo de tropeçar e cair nas sarjetas.

O engenheiro de Saneamento no Conselho Municipal de Maputo, João Sitoe, defende um trabalho conjunto para resolver o problema dos esgotos, incluindo a remoção dos resíduos sólidos, substituição da rede obsoleta e manutenções periódicas para evitar sobrecarga das águas.    Realçou ser urgente identificar as fugas de fluídos para definir que pontos podem ser intervencionados a curto prazo.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia