Quinta-feira, 25 Julho, 2024
Início » NOS SUPERMERCADOS: Rotulagem em português abrange setenta por cento dos produtos

NOS SUPERMERCADOS: Rotulagem em português abrange setenta por cento dos produtos

Por Jornal Notícias
580 Visualizações

PELO menos 70 por cento dos produtos disponíveis nos supermercados em todo o país já possuem rótulos em língua portuguesa, o que permite maior controlo e conhecimento, por parte dos consumidores, das especificidades dos bens adquiridos.

Estes indicadores representam uma evolução comparativamente à situação que se verificava há dois ou três anos, altura em que metade dos produtos nos locais de venda não dispunha de rotulagem em português.

A informação foi prestada ao “Notícias” pelo director-geral do Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ), Geraldo Albasini, para quem o trabalho de fiscalização feito com a Inspecção Nacional de Actividades Económicas pode alcançar até ao final do ano progressos na ordem de 80 por cento.

“Estamos a trabalhar com os grandes importadores que estão a enviar os rótulos para a correcção no INNOQ e registamos progressos”, explicou a fonte.

Lembrou que, através desta medida, pretende-se garantir que o consumidor tenha conhecimento total do produto que está a comprar.

“Há situações em que as pessoas precisam de consumir um determinado produto em função dos ingredientes lá indicados, das percentagens e da informação nutricional. E precisam de ter essa informação na sua língua oficial”, fundamentou.

É neste quadro que Geraldo Albasini instou os agentes económicos a submeterem os seus rótulos para a respectiva correcção no INNOQ, para que respondam às exigências.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia