Segunda-feira, 22 Julho, 2024
Início » Raparigas ganham bolsas de estudo e computadores

Raparigas ganham bolsas de estudo e computadores

Por Jornal Notícias
1,9K Visualizações

Um total de vinte e cinco estudantes ganhou hoje, em Maputo, bolsas de estudo e computadores através do projecto “Acesso de Raparigas e Mulheres nos cursos de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas (CTEM) na Universidade Eduardo Mondlane (UEM)’’, que incentiva a escolha de áreas científicas no nível pré-universitário por meio de palestras e aulas preparatórias.
Das raparigas que admitiram este ano nos cursos de CTEM, 15 receberam bolsas de estudo completas, enquanto outras 10 foram contempladas com computadores.
O reitor da UEM, Manuel Guilherme Jr., destacou a importância do projecto, iniciado em 2019, e que tem facilitado o acesso e o sucesso académico das estudantes em áreas tradicionalmente dominadas por homens, proporcionando-lhes os recursos necessários para um melhor desempenho escolar.
“Desde o início do projecto, registamos um aumento significativo no número de estudantes admitidas nas áreas de CTEM. Até momento 109 estudantes participaram das aulas preparatórias, das quais 83 ingressaram na UEM e 26 em outras instituições de ensino superior”, afirmou.
Exortou as estudantes a se dedicarem aos estudos, honrando a oportunidade concedida e destacando a importância da transparência e colaboração contínua na parceria com a ExxonMobil e a Tsemba Life.
Armando Afonso, director de Relações Públicas da ExxonMobil Moçambique, reforçou o compromisso da empresa com a educação, especialmente nas áreas de ciências, tecnologias, engenharias e matemática.
A estudante de Engenharia Agronómica e representante das estudantes beneficiárias, Abiba Abacar, destacou a importância do projecto.
“Antes desta intervenção, enfrentávamos inúmeras dificuldades nos estudos. Sem este apoio muitos estudantes teriam abandonado seus estudos”, relatou.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia