Terça-feira, 23 Julho, 2024
Início » Dados bancários estarão mais protegidos  

Dados bancários estarão mais protegidos  

Por Jornal Notícias
1,1K Visualizações

DADOS bancários dos moçambicanos estarão melhor protegidos e ainda mais seguros, mercê de uma série de acções a serem desenvolvidas visando o fortalecimento dos mecanismos nesse sentido.

Para o efeito, o Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) e a multinacional de serviços financeiros VISA estiveram reunidos, há dias, em Maputo, para discutir e elaborar estratégias de protecção e partilha de responsabilidades entre as organizações.

Na ocasião, o Presidente do Conselho de Administração do INTIC, Lourino Chemane, disse que entidades como a VISA, na qualidade de responsável pelas transacções electrónicas em quase todo o mundo, devem assegurar que os cidadãos não sejam vítimas de crimes cibernéticos e os seus dados não sejam utilizados para actividades criminosas.

“A VISA pode ser um importante aliado na transformação digital do país, já que possui dados de uma grande parte da população. No entanto, é fundamental assegurar que essas informações estejam protegidas contra possíveis ataques de indivíduos mal-intencionados”, referiu  Chemane.

Para além da protecção de dados, o INTIC abriu espaço para que a VISA possa apoiar a instituição na formulação de instrumentos regulatórios de certificação digital e na elaboração das propostas de leis em curso.

“Acreditamos que este apoio institucional vai ajudar o país a caminhar mais rapidamente em direcção à transformação digital, o que já é uma imposição global, e contamos ter um sistema bancário mais robusto e protegido dos ataques cibernéticos”, explicou Chemane.

Por seu turno, o director e gerente nacional da VISA, Joel Pita, propôs a criação de uma equipa constituída por quadros de ambas partes que possa analisar as áreas de interesse mútuo e  viabilizar o apoio solicitado pelo INTIC.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia